A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, especificamente pela glândula pineal no cérebro. Sua liberação começa no início da noite, com um pico algumas horas após o anoitecer, ajudando a promover o início do sono.
Muitos pais têm dúvidas sobre o uso da melatonina sintética para ajudar seus filhos a dormirem. Então, vamos esclarecer alguns pontos importantes.
A suplementação de melatonina é indicada em casos específicos, como em crianças com Síndrome de Down, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, paralisia cerebral e deficiência visual. Esses são casos onde há uma baixa produção natural do hormônio. Para crianças saudáveis, a melatonina sintética não é recomendada.
O diagnóstico da necessidade de suplementação é clínico e pode ser confirmado por um exame de sangue. No entanto, estudos mostram que mesmo com a suplementação, muitos pais continuam se queixando dos despertares noturnos das crianças.
Algumas pessoas recorrem à melatonina sem recomendação médica. Não faça isso. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.
Se tiver dúvidas sobre o sono do seu filho, entre em contato. Estou aqui para ajudar a garantir noites de sono tranquilas para toda a família.

Betina Haubrich é psicóloga graduada pela Universidade Feevale e consultora do sono materno e infantil formada pela Maternity & Parenting Institute, da Califórnia (EUA), e pelo Instituto Mãe, de São Paulo.