Com os compromissos do dia a dia, muitas vezes esquecemos de um hábito que pode ter um impacto profundo na nossa saúde e no nosso sono: o passeio matinal ao ar livre para pegar sol.
Quando nos expomos à luz do sol pela manhã, estamos sinalizando ao nosso corpo que é hora de acordar e começar o dia. Essa sincronização é vital para a produção de melatonina, o hormônio do sono.
Ao ajustar nossos ritmos circadianos, o passeio matinal contribui para uma produção mais eficiente de melatonina à noite, facilitando um sono mais profundo e reparador. Estudos indicam que a exposição à luz solar pela manhã pode melhorar a qualidade do sono, não apenas auxiliando no adormecer, mas também promovendo um sono contínuo e restaurador.
Incorporar um passeio ao ar livre em nossa rotina matinal junto com os nossos filhos pode ser uma maneira simples e eficaz de melhorar nossa saúde e nosso sono. Mesmo uma caminhada rápida ao redor do quarteirão pode fazer a diferença.
O que você acha? Consegue incluir essa rotina no seu dia a dia? Quem sabe nos finais de semana? O bom sono agradece!!

Betina Haubrich é psicóloga graduada pela Universidade Feevale e consultora do sono materno e infantil formada pela Maternity & Parenting Institute, da Califórnia (EUA), e pelo Instituto Mãe, de São Paulo.