Se sujar faz bem

A infância é a época de brincar. E também de se sujar!!! Andar descalço, misturar as massinhas e tintas, subir em árvore, mexer na terra, pintar… Durante a hora de comer, os pequenos se lambuzam com feijão, molho de tomate ou sopinha. Isso tudo faz parte dessa fase da vida. E, afinal, um pouquinho de “sujeira” é importante para o desenvolvimento, para o aprendizado e faz bem para a saúde.

Sujar-se durante as brincadeiras é saudável e importante para reforçar o sistema imunológico das crianças. Já escutou os mais velhos dizerem que “criança pra ser saudável tem que brincar na terra”? Pois é, nisso os avós estavam certos. Além de ativar o sistema de defesa do corpo, as brincadeiras estimulam a liberdade e os sentidos. As crianças precisam se descobrir, descobrir seus limites. E isso inclui a questão corporal, a motricidade ampla e fina das crianças.

Tudo isso é importante para o desenvolvimento. E com a comida é a mesma coisa. É saudável pegar e descobrir os alimentos. Quando maiorzinhos, podemos inclusive fazer as combinações dos locais para essas “bagunças” e na ajuda com a limpeza. Lembre da sua infância e de como é bom se entregar às brincadeiras sem medo de se sujar e ser feliz.

Me conta como está sendo na sua casa esses momentos! Sei que isso se torna muito desafiador, mas como tudo na vida, é importante o equilíbrio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *