Nosso blog

Por que meu filho acorda de madrugada?

Nosso assunto no artigo de hoje é um tema que preocupa muitas famílias. Afinal, por que as crianças acordam durante a madrugada? É preciso investigar o que está acontecendo para que os pais, e também os filhos, tenham uma boa noite de sono.

Em primeiro lugar, é preciso verificar as questões de saúde para saber se está tudo bem com a criança. É importante lembrar também que antes dos 6 meses os bebês ainda podem precisar acordar de madrugada para mamar. Isso é normal. E não podemos exigir algo que ele não pode nos dar. Além disso, desmamar a criança à noite não significa que ela irá dormir a noite toda.

É bastante comum que a criança acorde durante a noite por ter algum hábito de madrugada, como mamar, ganhar um colo, a chupeta ou mesmo um simples toque da mãe. Sabemos que os pequenos precisam ter suas necessidades atendidas durante o dia para não precisar “pedir” à noite. Assim, pode haver algum fator que não está sendo oferecido na quantidade certa durante o dia, como alimentação, afeto, atenção ou mesmo um sono. 

Outras vezes, os bebês acordam pelo fato de não encontrarem a mesma situação de quando pegaram no sono. Quando a criança dorme no colo e acorda no berço, por exemplo, ela se assusta e precisa voltar àquela posição para voltar a dormir.

A rotina da criança antes de dormir e durante a noite também precisa ser respeitada. É normal despertar a cada troca de ciclo de sono, mas é importante a criança saber voltar a dormir sozinha nesses momentos. Uma dica é esperar antes de entrar no quarto para dar esse tempo da criança se organizar sozinha e voltar a dormir.

Por isso, antes de ensinar de fato a dormir no berço é preciso fazer essa investigação e preparar a criança e a família para esse momento. Os pais precisam estar seguros do que estão fazendo para que a criança possa se sentir segura também. Assim, será muito mais fácil que todos tenham uma boa noite de sono.

7 meses – Grécia

“Eu estava a 7 meses sem dormir direito, e nos últimos 3 meses piorou, ele acordava de hora em hora, e eu estava exausta, a

6 meses – Porto Alegre/RS

“Quando iniciamos a consultoria, a Eduarda só dormia no colo e eram raras as sonecas que duravam mais de 30 minutos. Durante a noite tínhamos

5 meses – Novo Hamburgo/RS

“Sinceramente ainda não acreditamos que chegou o nosso momento de escrever este depoimento. Passei inúmeras noites em claro lendo outros depoimentos e me encorajando a