Bebês devem dormir de travesseiro?

Uma questão que pode gerar dúvidas em relação ao sono dos bebês é o uso de travesseiro. A resposta é: não. Os bebês não devem usar.

A Associação Espanhola de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria recomendam que as crianças comecem a usar travesseiros somente a partir dos DOIS anos de idade. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta o uso apenas depois dos 12 meses. Eu sempre recomendo a utilização após os dois anos.

O risco de sufocamento é um dos motivos pelos quais o uso do travesseiro para os bebês não seja recomendado. Conforme o travesseiro, ele também pode servir de trampolim para que a criança pule para fora do berço a medida que ela cresce.

Outro fator importante é que ele pode prejudicar a cervical e a coluna do bebê. A curvatura natural do pescoço dos bebês é diferente da curvatura das crianças maiores e adultos. Os bebês têm um pescoço menor e a cabeça é proporcionalmente maior que o resto do corpo. Por isso, não é saudável, o uso de travesseiros.

A partir dos dois anos os ombros já estão mais largos do que a cabeça. Nesta fase, o travesseiro pode começar a ser utilizado. Mas deve ser um travesseiro adequado ao tamanho do seu filho.

LEMBRETE: não precisa ir “arrumar” no berço, ok? Uma posição que nós acordaríamos com torcicolo, eles acordam plenos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *