Dormir mal afeta o desempenho escolar?

É final de ano e muitos pais estão escolhendo a escola na qual seus filhos irão estudar no próximo período letivo. Esta escolha é muito importante. Mas o bom desempenho escolar não depende apenas da escola ou dos professores. Uma boa noite de sono tem influência direta no aprendizado.

Como uma atividade cognitiva, a aprendizagem ocorre a partir da consolidação da memória. E o sono de qualidade tem grande papel nesse contexto. O sono mantém as crianças saudáveis, recarrega as energias e garante a capacidade cognitiva na escola. Sabe-se também que no sono REM, quando a atividade cerebral é muito intensa, ocorre o processamento e armazenamento dos conteúdos adquiridos durante o dia. O fato de dormir bem também está ligado à capacidade de guardarmos memórias de longo prazo.

Dormir pouco afeta nossa capacidade de absorver novos conceitos, além de prejudicar a memória e a consolidação de conhecimentos. Estudos comprovam que quem dorme bem é mais focado e rápido na solução de atividades escolares. Então, caso seu filho esteja tento problemas com o aprendizado, converse com os professores, mas observe também como está a qualidade do sono da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *