Importância do ócio para as crianças

Um tempo para não fazer nada. Parar para contemplar a natureza, sentar no jardim, escutar música ou se perder em devaneios.

Muito se fala dos benefícios do ócio criativo. Mas você sabia que para as crianças também é importante ter um tempo para a ociosidade? Se elas têm sempre alguma atividade, algum eletrônico para ficar manipulando, como irão desenvolver essa habilidade do ócio? De não fazer nada, que na verdade serve para desenvolver a criatividade e pensar em alguma brincadeira nova, por exemplo.

Hoje em dia muitas crianças não sabem esperar por causa disso. Vivemos em um imediatismo onde até mesmo muitos adultos não sabem esperar. Querem tudo pronto, se possível um atendimento pra ontem, não é mesmo? 😅Muitas vezes por não ter aprendido de criança.

Queremos suprir algo e acabamos nos ocupando demasiadamente. Como tudo na vida, é importante o equilíbrio. Não estou falando para deixar a criança o dia inteiro sem atividade. As atividades são importantes, como praticar um esporte, ou fazer aulas de inglês, por exemplo. Mas devemos oportunizar esses momentos de ócio. Um momento para a criança ser livre e fazer o que quiser, mesmo que isso seja não fazer nada. São momentos assim que ajudam a desenvolver a criatividade.

Então, lembre-se: o ócio criativo é importante para os adultos e também para as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *