Nosso blog

Recém-nascido tem rotina?

Você sabia que não podemos cobrar uma rotina antes dos três meses de vida? Até esta idade, é muito colo, muito peito, muito colo e muito peito. Não temos como exigir algo que eles não podem nos dar. Cada dia é um dia. Afinal, são muitas descobertas para toda a família e a criança ainda pode ter necessidade de mamar à noite inclusive, como uma necessidade fisiológica mesmo. Porém, existem direcionamentos para bons hábitos que são muito importantes para tranquilizar a criança e preparar para o que vem a seguir.

Por isso, deixo algumas dicas para ajudar no processo:

1- Tudo que relembrar o útero é importante nesse momento, como banho de ofurô, ruído branco, charutinho (aquela técnica de enrolar o bebê, mas de forma segura) ou escutar as músicas que a mãe escutava durante a gestação.

2- Observar e respeitar as janelas de sono, que são o tempo que a criança aguenta acordada. Nesse início da vida, após uma hora, o bebê já precisa dormir de novo.

3- Mamar ao acordar e não para dormir. Isto é importante para o bebê ter energia no mamar e não criar alguma má associação com o peito ou a mamadeira.

4- Reserve pelo menos 40 minutos do dia para você. Seja dar uma volta, fazer as unhas, ir ao mercado, ver as amigas ou tomar um banho demorado. A tranquilidade da mãe é muito importante!!

5- E lembre-se: cuidado com o que você lê na internet. Procure informação de qualidade dentro do que VOCÊ acredita.

Esses são alguns pontos importantes para acertar a rotina do seu bebê e a sua também! Mas não esqueça de pedir ajuda para quem você confia. É muito importante ter uma rede de apoio de pessoas próximas, ou mesmo de profissionais, nessa fase de mudanças para os recém-nascidos e também para as mamães e papais.

7 meses – Grécia

“Eu estava a 7 meses sem dormir direito, e nos últimos 3 meses piorou, ele acordava de hora em hora, e eu estava exausta, a

6 meses – Porto Alegre/RS

“Quando iniciamos a consultoria, a Eduarda só dormia no colo e eram raras as sonecas que duravam mais de 30 minutos. Durante a noite tínhamos

5 meses – Novo Hamburgo/RS

“Sinceramente ainda não acreditamos que chegou o nosso momento de escrever este depoimento. Passei inúmeras noites em claro lendo outros depoimentos e me encorajando a